Quando suspeitar ser um portador de TOC

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador do TOC
•  Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças.
•  Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada.
•  Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos.
•  Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.
•  Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as mãos depois.
•  Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los pouco limpos ou achar que posso contrair doenças.
•  Verifico portas e janelas mais do que o necessário;
•  Verifico repetidamente o gás, o fogão, as torneiras e os interruptores de luz após desligá-los
•  Minha mente é invadida por pensamentos desagradáveis e impróprios, que me causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.
•  Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar
•  Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico aflito(a) quando estão fora do lugar.
•  Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números, palavras ou frases).
•  Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares.
•  Necessito contar enquanto estou fazendo coisas.
•  Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.

Caso tenha respondido positivamente a uma ou mais dessas afirmativas, é provável que você seja portador do TOC. Para o diagnóstico definitivo, os sintomas devem causar desconforto ou interferir de forma significativa nas suas rotinas, no seu desempenho profissional, ou nas suas relações sociais e ocupar pelo menos uma hora por dia do seu tempo. Em caso positivo ou se tiver dúvidas, discuta com seu médico.

Então tem possibilidade de você ser ou não um portador de TOC ?


1 comentários:

Ana Margô Mantovani disse...

Olá,
Parabéns pelo blog, o assunto é interessante e está bem fundamentado. O layout está "clean" e motiva o leitor a interagir com o blog.
Abraços,
Profª Margô

Postar um comentário